Em uma publicação na RPM 68 (Revista do Professor de Matemática) o autor do artigo “Decorar é Preciso Demonstrar Também é” faz referência à matemática como “A Rainha das Ciências” (artigo AQUI). Eu, respeitosamente, não concordo com o eminente professor e vou tentar mostrar o porquê neste pequeno texto que segue.
A pergunta primária que precisa ser respondida é: o que é ciência? A pergunta primária que precisa ser respondida é: o que é ciência? Ocorre que há muitas áreas de conhecimento querem ser ciência, pois este é um selo valioso, mas, muitas vezes, não conseguimos concordar em relação a esta definição. Afinal de contas…
A pergunta primária que precisa ser respondida é: o que é ciência?A pergunta primária que precisa ser respondida é: o que é ciência? Ocorre que há muitas áreas de conhecimento querem ser ciência, pois este é um selo valioso, mas, muitas vezes, não conseguimos concordar em relação a esta definição. Afinal de contas…
A pergunta primária que precisa ser respondida é: o que é ciência?A pergunta primária que precisa ser respondida é: o que é ciência? Ocorre que há muitas áreas de conhecimento querem ser ciência, pois este é um selo valioso, mas, muitas vezes, não conseguimos concordar em relação a esta definição. Afinal de contas…
O que é Ciência?
Há pessoas que defendem a ideia de que tudo é ciência, isto é, qualquer conhecimento produzido é ciência, mas… Se tudo é ciência, então nada é… É como aquela fala do Síndrome do filme Os Incríveis em que ele diz estar trabalhando para que se tenha um cenário onde todos sejam super-heróis e quando todos forem… Ninguém será…
Em um cenário em que qualquer conhecimento produzido é ciência então… [conclua] As pessoas sentem que suas áreas ficam menores se aquilo com o que estuda ou trabalha não se encaixar no que se define como ciência, mas esta é apenas uma forma de se produzir conhecimento…
A seguir vamos escrever uma definição de ciências e a partir dela temos como discutir se matemática é ciência ou não.
Ciência é todo o conhecimento produzido utilizando o método científico.
É uma definição bem razoável, não? Uma outra pergunta poderia ser:
No que consiste o método científico?
Como mencionado anteriormente, esse método é apenas uma das formas de se produzir conhecimento e ele pode ser dividido em etapas e estas consiste em:
Observação
Questionamento
Formulação de hipótese
Realização de experimentos
Análise das hipóteses
Conclusão
Quando o conhecimento é produzido ancorado neste método, é possível que outros pesquisadores repliquem o experimento feito e faça as próprias observações, tire suas próprias conclusões, compare com as conclusões já tiradas, veja se há algum ponto de divergência etc.
Este é um método em que a hipótese seja falseável, isto é, o que quer ser investigado precisa ter claro o que se deve verificar caso a hipótese seja falsa. Por exemplo, vamos considerar a seguinte hipótese: todos os cisnes são brancos. O que é preciso que se mostre para que esta hipótese seja falsa? Ah… Basta encontrar um cisne que não seja branco. Este é um ponto de falseabilidade. Então eu tenho uma hipótese que quero investigar se é verdadeira ou não, mas para mostrar que ela é falsa podemos mostrar que ‘tal coisa acontece’…
E a matemática? Ela é ciência?
Quem estuda ou já estudou matemática sabe que neste estudo não se usa o método científico. Então, tomando como ciência o conhecimento que é produzido usando o método científico, matemática não é ciência.
A matemática é dedutiva, pois ela parte de alguns axiomas (verdades que são aceitas sem que sejam necessárias demonstrações) e a partir de manipulações lógicas se conclui outras verdades. Estas novas conclusões/verdades, passam a poder ser hipóteses para se verificar se outras teses são verdadeiras ou não e assim, a construção do conhecimento vai sendo feita, mas ela não usa o método científico em nenhum momento. Então, matemática não é ciência. A matemática é uma LINGUAGEM e eu vou escrever sobre isso em outra postagem. ;-)
Não ser ciência diminui a importância da matemática?
De forma alguma. A matemática não é ciência, mas é um conjunto de ferramental lógico que serve a uma variedade de ciências e isso pra mim é muito relevante (falando pela matemática).
É muito provável que alguém discorde, mas neste caso, precisamos saber se temos um solo em comum. Lá em cima eu disse o que eu considerava como ciência e desenvolvi meu raciocínio a partir daquela definição. Caso outra pessoa tenha como ciência outra coisa, como, por exemplo “qualquer conhecimento produzido é ciência” então não temos um solo em comum para discussão, concorda? :-D
Vou deixar a seguir um pequeno áudio de 6 min com eu falando rapidamente sobre este assunto.
É isso aí minha gente… Quero sempre deixar algum texto por aqui para reflexão, alguns pitacos e como eu vi que esta plataforma suporta LaTeX, eu consigo escrever textos matemáticos e aí dá até para ter textos mais próprios da matemática.
Também são assuntos de meu interesse processos educativos que produzem conhecimento junto aos estudantes, como conduzir este processo, registrar e aprimorar.
Além disso me interessa também falar sobre gestão de pessoas e processos diversos… Vamos nos falando…
Abração pro 6.
Luís Cláudio LA