Olha, parece que este livro não é novo, mas eu tomei conhecimento dele há pouco tempo e por acaso. Não foi recomendação de ninguém. Geralmente eu leio livros mais ligados a gestão de processos, de tempo, como organizar melhor o tempo, etc. Por um acaso resolvi ler este livro e gostei muuuuitooo….
Agora que eu li, e gostei bastante, que estou vendo ao meu redor e me parece que parece que não foi só eu quem gostei (risos). O livro já tem mais de 1 milhão de cópias vendidas e eu encontrei uma notícia de 2022 em que dizia que seria feito um filme baseado no livro e pesquisando para ler esta postagem, vi que realmente foi feito um filme e ele está disponível no YouTube, mas… LEIA O LIVRO PRIMEIRO.
Em vários momentos eu sentia que um cisco tinha caído em meus olhos :-D Sim, o livro me fez emocionar em diversos momentos, acredite, e a história é bem simples com personagens comuns, esses do tipo que encontraria em uma casa de café… Talvez, exceto a primeira moça (Fumiko Kiyokawa), que falava uns cinco ou seis idiomas e gostava de um homem que escolheu ir para os EUA a ficar com ela.
Inicialmente eu achei que a história seria sobre esse casal, mas depois vi que não… A história era sobre o lugar onde eles estavam. O lugar era uma cafeteria em Tóquio chamada Funiculi Funicula (já sei o nome que vou dar à minha cafeteria no futuro :”>) em que se podia viajar no tempo, com algumas regras que deveriam ser obedecidas.
Era necessário se sentar em uma cadeira que estava constantemente ocupada por uma fantasma que uma vez ao dia, em média, se levantava para ir ao banheiro.
A pessoa que se sentasse na cadeira ia para qualquer momento no tempo e a viagem era simples: um café era colocado em uma xícara e a fumaça do café envolvia a pessoa e esta também se transformava em uma fumaça e se materializava no tempo imaginado.
A pessoa só poderia interagir com quem já esteve na cafeteria em algum momento e este/a viajante no tempo não poderia se levantar da cadeira. Se assim fizesse, voltaria ao presente no mesmo instante.
Nada do que fizesse nesta ‘viagem’ mudaria o presente.
Cada pessoa poderia fazer uma destas viagens uma vez na vida.
A pessoa que está fazendo esta viagem no tempo, fica neste outro tempo até que o café esfrie (daí o nome do livro). Antes do café esfriar ela tem que terminar de tomar o café e aí ela volta ao presente. Caso não faça isso, ela é quem se transformará na fantasma que fica na cafeteria.
Eu estou escrevendo de cabeça e penso que as regras eram apenas estas (se me esqueci de alguma, coloque nos comentários) ;-). Veja que é uma viagem no tempo muito limitada e não dá para fazer praticamente nada, não é? Ainda mais que já é sabido que nada do que faça lá mudará o presente. Nada…
Entretanto, se pensar bem, dá para se ter muitas coisas emocionantes acontecendo nestas ‘viagens’, mesmo com todas estas limitações. Eu tenho certeza que você poderá pensar em alguns cenários em que alguém volta no tempo e encontra. Vou colocar uma situação aqui que não está no livro: você e seu irmão frequentaram esta cafeteria em algum momento vocês se desentenderam e se afastaram. Um tempo depois você recebe a notícia que seu irmão morreu e aí bate aquele arrependimento de vocês terem se afastados por conta de uma briga boba.
Você vai até a cafeteria e escolhe voltar para aquele momento no passado em que esteve com seu irmão e lá chegando você tem a oportunidade de falar com ele… Mas nada do que disser mudará o presente… Mas você tem uma última oportunidade de falar com seu irmão. Falei irmão, mas pode ser irmã, mãe, pai, amigo, amiga, namorada, namorado… Pense na cena… O que acontece na história do livro é muito mais interessante do que esta que criei aqui para não dar spoiler. :’-/
Eu não quero dar spoiler da história e quero incentivá-lo/a a ler o livro (por isso inventei a parte que está acima). Se não for por leitura clássica, ouça o livro (mas compre o livro - sim, eu comprei o livro). É uma história simples, mas muito envolvente. Não, não tem nada de terror… Ali na cafeteria todos sabem que a mulher que está sentada à mesa lendo um livro é uma fantasma e quando ela sai e aparece alguém, todos sabem que alguém veio do passado ou do futuro e já pergunta quem a pessoa está procurando e já ajuda ela a falar com quem ela veio falar…
É isso aí… Depois eu vi que tem mais dois livros, sequência deste. Eu não li os livros 2 e 3 ainda, mas se forem tão bons quanto o primeiro, vou tentar ler eles devagar, curtindo cada história. Recomendo muito… ;-)
Grande abraço
Luís Cláudio LA